top of page
I Seminário Pós-Abolição e História Pública

Há muito a historiografia indicou o fato de ter sido a antiga Comarca do Rio das Mortes, cuja cabeça era São João del Rei, a região de maior presença de escravos em Minas Gerais, que, por sua vez, foi a maior província escravista do Império. Portanto, a importância da presença negra na região é inquestionável. Muitas pesquisas já foram feitas, por diferentes perspectivas, sobre a escravidão. Mais recentemente os pesquisadores têm atentado para as experiências históricas da população negra no pós-abolição. Na historiografia brasileira, as pesquisas sobre o Pós-emancipação cresceram a partir dos anos 2000, rompendo com a visão clássica da análise eminentemente econômica e baseada na chamada "questão social" e marginalidade, abrindo para a presença do negro enquanto um sujeito histórico e atuante.

Tendo em vista esse panorama historiográfico e a importância da presença negra em Minas e, especialmente, na região de São João del Rei, é extremamente oportuna a realização de um Seminário voltado a essa temática, com a presença de pesquisadores de competência reconhecida de diversas regiões do país.

O Seminário contará com a participação de pesquisadores convidados de diferentes universidades do país, com pesquisas reconhecidas na temática do Pós-abolição e na proposta de atuação da história pública. Estarão presentes pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário Celso Lisboa.

O I Seminário de Pós-abolição e História Pública da UFSJ acontecerá entre os dias 21, 22 e 23 de maio de 2019, nas dependências da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Dom Bosco, São João del- Rei, Minas Gerais.

bottom of page